O que é Síndrome de Dumping e como tratá-la

O que é Síndrome de Dumping e como tratá-la

Você já ouviu falar na síndrome de dumping?

A condição consiste na passagem rápida de alimentos gordurosos e/ou ricos em açúcares, do estômago para o intestino, em pacientes submetidos a cirurgias gástricas, como a bariátrica e metabólica. Isso acontece como resultado da alteração anatômica do estômago.

A síndrome de dumping pode surgir após a ingestão de alimentos ricos em óleos vegetais e carnes gordurosas, ou em carboidratos simples, como leite, doces em geral e refrigerantes, por exemplo. 

Os sintomas incluem dor de cabeça, sudorese, taquicardia, diarréia, náuseas e fraqueza. Os sinais podem ser precoces, ocorrendo minutos após as refeições, ou tardios, até 3 horas após a ingestão dos alimentos.

Vale ressaltar que nem todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam a síndrome de dumping. Além disso, algumas técnicas cirúrgicas têm menores chances de levar ao quadro do que outras. 

Após realizar o procedimento, é fundamental fazer um planejamento alimentar, bem como o acompanhamento com um nutricionista. Não existe uma lista determinada de alimentos que levam necessariamente ao quadro e devem ser evitados. É normal que após a cirurgia, o paciente perceba se há sensibilidade ou não para o surgimento dos sintomas, a partir da ingestão de alimentos que são mais suscetíveis.

Apesar de não ter cura, a grande maioria dos pacientes bariátricos aprende a conviver com o dumping. Deve-se evitar os alimentos que são mais sensíveis. A condição pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. 

É recomendado que os pacientes que apresentarem sintomas frequentes de dumping modifiquem os hábitos alimentares, evitando o consumo de açúcares e alimentos gordurosos no geral; dividir a alimentação em aproximadamente 6 refeições diárias e com menores quantidades por vez; não ingerir líquidos durante as refeições; aumentar a ingestão de fibras na alimentação e claro, mastigar bem os alimentos. 

Fique atento aos sinais. Caso apresente os sintomas, deve-se permanecer de repouso até que passem. Se os sinais da síndrome de dumping ocorrerem com frequência e prejudicarem a rotina, procure atendimento médico.