Com o passar dos anos, aumentam-se as necessidades de desenvolverem técnicas médicas que prometem oferecer tratamentos minimamente invasivos e menos dolorosos aos pacientes. E assim surgiu a cirurgia minimamente invasiva.
A Cirurgia Minimamente Invasiva ou Cirurgia Laparoscópica é uma técnica que permite ao paciente ter uma recuperação mais fácil. O procedimento é realizado por meio de pequenos furos na parede abdominal para operar órgãos intra-abdominais.
Como as cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva também tem o objetivo de corrigir lesões detectadas no organismo e garantir uma vida mais saudável ao paciente. Entretanto, a técnica em questão oferece muito menos trauma ao paciente.
Benefícios
Desde que seja feita da maneira correta, as vantagens da cirurgia minimamente invasiva são muitas. E elas costumam existir para todos os casos.
A redução da dor é uma das principais vantagens da cirurgia minimamente invasiva. O ato de ser o menos agressivo possível evita que o paciente sinta muitos incômodos e possibilita mais conforto ao concluir a cirurgia.
Entre outras vantagens da cirurgia minimamente invasiva, podemos citar: cicatriz cirúrgica reduzida, diminuição da taxa de complicações, alta hospitalar antecipada e retorno breve às atividades cotidianas.
Tipos de cirurgia
Atualmente existem alguns tipos de cirurgia minimamente invasiva que já são praticados com frequência pelos cirurgiões: laparoscopia e a cirurgia robótica.
Antes de se submeter a uma cirurgia minimamente invasiva, o paciente será avaliado pelo médico, que irá avaliar qual é a melhor opção. O tratamento dependerá da avaliação e da particularidade de cada caso específico. Embora o foco seja evitar danos ao organismo e não deixar cicatrizes, é fundamental que a operação realmente cumpra seu papel de tratar a doença.