O intestino é um dos órgãos mais impressionantes do corpo humano. Basta saber que ele tem mais neurônios que a coluna vertebral e age independentemente do sistema nervoso central para entendermos o seu nível de aprimoramento orgânico e funcional.
Confira, a seguir, 4 curiosidades sobre o funcionamento intestinal que vão fazer você abandonar de uma vez por todas a crença de que o papel do intestino é apenas digerir os alimentos.
1. O tamanho do intestino equivale a uma quadra de tênis
Se o intestino delgado e o intestino grosso fossem abertos e esticados eles ocupariam uma área de 250 metros², a mesma dimensão de uma quadra de tênis. Toda essa estrutura está compactada de forma equilibrada dentro da cavidade abdominal.
2. O intestino é um órgão fundamental do sistema imunológico
Cerca de 70% das células responsáveis pela defesa do nosso organismo estão localizadas no intestino, o que faz desse órgão uma parte essencial do sistema imunológico. Essa importância é tanta que os cientistas estão desenvolvendo pesquisas para tratar doenças de origem imunológica a partir do funcionamento intestinal.
3. As fezes não são feitas apenas de restos de alimentos
Se você acha que as fezes são compostas apenas de restos de alimentos está totalmente enganado. Praticamente 50% do conteúdo dos excrementos são bactérias! E muitas delas são as chamadas bactérias boas. Por isso, alguns tratamentos experimentais para restabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal são baseados em transplante de fezes.
4. Saúde intestinal e estresse têm uma relação próxima
De 80% a 90% da serotonina é encontrada no trato gastrointestinal. Isso significa que a saúde do intestino tem uma relação direta com o humor, a felicidade, a ansiedade e outras funções mentais e emocionais reguladas por esse hormônio. Por essa razão, especialistas afirmam que meditação, ioga e outras atividades que reduzem o estresse afetam positivamente o funcionamento do intestino.
Conhecendo todas essas curiosidades sobre o funcionamento intestinal, fica mais fácil entender por que é tão importante manter uma alimentação saudável e cuidar bem desse órgão, não é mesmo?