3 esclarecimentos importantes sobre a dor anal

3 esclarecimentos importantes sobre a dor anal

Apesar de tabus e preconceitos envolvendo o assunto, esse é um tema que merece a nossa atenção. Causada por fissuras, hemorroidas, fistulas e doença sexualmente transmissível, a dor anal pode vir acompanhada de outros sintomas e até mesmo ocasionar problemas mais sérios ao corpo.

Os sintomas da dor anal são variados e, por isso, além dos exames laboratoriais, é importante observar o momento em que a dor ocorre e até mesmo a sua intensidade. Não fique com vergonha de falar com o seu médico sobre a dor. Quanto mais informações, mais fácil será o diagnóstico.

As principais causas da dor anal são:

  • Hemorroidas: as hemorroidas são uma das causas mais comuns de dor anal. Elas podem ser percebidas por meio de inchaço, desconforto e coceira na região, sangue nas fezes ou no papel higiênico, além de dor anal ao andar ou sentar, por exemplo. 

A maior causa de hemorroida é a constipação ou prisão de ventre, que leva a uma força maior na hora de evacuar. Mas há outros fatores que predispõem ao problema, como gravidez, idade, obesidade, componente genético, sedentarismo e alimentação pobre em fibras e líquidos.

  • Fissura anal: a fissura anal é uma uma úlcera no canal do ânus, que tem aproximadamente 4 cm de comprimento, podendo ocorrer na parte da frente ou de trás do canal.  As fissuras são comuns mas, muitas vezes, são confundidas com outras doenças anais, tais como as hemorroidas. 

 

Entre os fatores que podem levar à fissura anal, estão prisão de ventre, fezes endurecidas, prática de sexo anal e qualquer outra agressão na região. Os sintomas incluem dor para evacuar e, logo depois, sangue no papel higiênico ou nas fezes. Quando o machucado não cicatriza e se torna crônico, é preciso usar um medicamento que relaxa a musculatura do ânus e promove maior irrigação do local. Se isso não resolver, é necessário operar.

 

  • Endometriose intestinal: a doença acomete as mulheres, principalmente no período menstrual. O endométrio, tecido que reveste internamente o útero, se desenvolve ao redor das paredes do intestino, resultando em dor anal durante a menstruação. Além de dor anal, algumas mulheres podem sentir dor abdominal, náuseas e vômitos, sangues nas fezes e dificuldade para evacuar ou diarreia persistente.

 

  • Abscesso perianal: um abscesso anal é uma cavidade infectada com pus perto do ânus ou reto. Normalmente, esse abscesso é resultado de uma  doença anorretal, como doença inflamatória intestinal, câncer retal ou cirurgia, que gera um inchaço, vermelhidão e muita dor. Há também formação de pus e febre alta.

 

  • Câncer anal:  os tumores podem causar sangramento, massa e alterações nos hábitos intestinais e dor que piora ao longo do tempo. Ele pode iniciar como uma ferida ou uma verruga e depois se transformar em um nódulo. 

Há alguns estudos que correlacionam o aparecimento desse tipo de câncer com infecções por HPV e por isso, além da consulta ao proctologista, é importante estar em dia com o exame de Papanicolau, popularmente conhecido como exame de prevenção ginecológica.

Caso a dor anal persista ou observe alterações nos hábitos intestinais, procure um coloproctologista. É importante identificar a causa da dor, uma vez que pode ser sinal de problemas graves.