Usar ou não usar lenços umedecidos? Confira como realizar a limpeza anal corretamente.

Usar ou não usar lenços umedecidos? Confira como realizar a limpeza anal corretamente.

O cirurgião e proctologista britânico Evan Goldstein fez um alerta ao uso de lenços umedecidos após usar o banheiro para fazer o “número dois”. De acordo com o especialista, o hábito contínuo de se limpar com lenços umedecidos pode causar complicações na região anal.

Esse método de fazer a higienização anal alcança uma sensação de limpeza imediata, se comparado ao uso de papel higiênico. Entretanto, o médico faz um apelo às pessoas para que abandonem o hábito de vez. 

Ele explica que, semelhante a pele do rosto, a região anal é coberta por bactérias boas e ruins, que trabalham juntas para encontrar homeostase, que á uma condição de estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções de forma adequada, promovendo o equilíbrio corporal. 

Para compreender melhor, quando você começa a aumentar esse microbioma com lenços umedecidos, você está limpando as boas bactérias e o equilíbrio se torna um problema.

Com o desequilíbrio, aumenta-se o risco de sofrer infecções fúngicas ou bacterianas, irritações e erupções cutâneas na região. 

Outro problema com esta prática é a umidade que os lenços deixam no local. A umidade no região anal ocasiona o apodrecimento de microrregiões dos tecidos, uma maceração da pele, que ocasiona uma mudança nas bactérias. 

Como consequência disso, as pessoas podem sofrer com sinais de desconforto, vermelhidão, sensação de fissuras e hemorróidas, quando na verdade o problema é o acúmulo de bactérias ruins e irritação local. 

 

Mas doutor, qual é a forma correta de fazer a limpeza anal? 

O ideal é fazer a limpeza da frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus. O homem pode se limpar de trás para frente, mas a mulher deve sempre se limpar da frente para trás.

Essa forma evita que germes sejam levados de uma região para outra e o risco de corrimento ou alguma infecção vaginal aumente.

Lembre-se de evitar movimentos muito bruscos com o papel higiênico, porque pode acabar machucando o ânus. Além disso, em homens que apresentam uma tendência maior a hemorroidas, esse hábito pode até agravar o quadro. 

Nestes casos, o melhor a se fazer é utilizar a água para fazer a limpeza após ir ao banheiro. Se não for possível higienizar-se por meio do banho, recomenda-se usar a ducha higiênica.

Use a água para limpar externamente, aplique um pouco de sabonete neutro e esfregue delicadamente a região perianal. Vale ressaltar que não é recomendado introduzir sabonete ou a própria ducha dentro do ânus, apenas lavar por fora. O que permanecer sujo dentro, em uma próxima ida ao banheiro, será eliminado.

Fonte: Portal VivaBem/UOL