A ultrassonografia endoanal é um exame ambulatorial que leva cerca de 15 minutos para ser concluído.
Em alguns casos, se o paciente preferir, pode haver sedação. Porém, geralmente, é indolor ou acarreta um pequeno incômodo bem tolerado pelos pacientes. Durante o procedimento, um aparelho de ultrassom é introduzido no ânus do paciente, produzindo uma imagem circunferencial de toda a região a ser analisada.
A principal indicação da ultrassonografia endoanal é para avaliação de pacientes com fístulas anorretais, que são feridas entre o intestino e a pele do ânus, para avaliação de pacientes com queixa de incontinência fecal e avaliação de pacientes em fase de tratamento contra o câncer do reto ou no ânus.
O exame completa a manometria anorretal, que também é realizada em aproximadamente 15 minutos, em regime ambulatorial, dispensando a internação.
Manometria anorretal
Para realizar a manometria anorretal, introduz-se uma sonda bem fina, com um pequeno balão plástico na extremidade, através do ânus do paciente. Por meio da sonda, são transmitidas informações para o manômetro, que é o aparelho usado para medir pressões. Assim é possível avaliar a pressão do ânus em repouso, quando está em contração, bem como a sensibilidade e a capacidade do reto.
O exame é indicado para avaliação de pacientes com queixa de incontinência fecal, casos de constipação intestinal (prisão de ventre), antes e depois de radioterapia na região anal, avaliação de pacientes submetidos a cirurgias no ânus e no reto, como fistulas, hemorroidectomias, entre outras.
A manometria anorretal oferece informações precisas sobre o funcionamento do ânus e do reto, enquanto a ultrassonografia endoanal avalia a totalidade das estruturas anatômicas desses órgãos. O exame de ultrassonografia endoanal pode ter o mesmo objetivo que o exame de manometria anorretal, mas pode mostrar informações diferentes para análise, como a presença de alterações anatômicas no reto e no ânus.
Tanto o exame de ultrassonografia endoanal, quanto o de manometria anorretal não possuem contraindicações específicas.