A trombose hemorroidária está relacionada à formação de coágulos no interior de uma hemorroida.
Ela acontece principalmente quando se tem uma hemorroida interna ou externa que se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue fique acumulado, formando um coágulo, que causa inchaço e intensa dor na região anal.
Ela acontece com mais frequência em gestantes, portadores de obstipação crônica, mas pode surgir também em outras condições de aumento da pressão intra-abdominal, como esforços excessivos de atividades físicas e o carregamento de peso.
Sintomas
Os sintomas da trombose hemorroidária são semelhantes aos da hemorroida, podendo ser percebido:
- Dor intensa na região anal;
- Sangramento, especialmente ao evacuar ou fazer força;
- Inchaço ou nódulo no local.
No entanto, nesses casos é possível verificar que a nodulação torna-se roxa ou preta, sendo indicativo de trombose, devendo o paciente consultar um proctologista o mais rápido possível.
Principais causas da trombose hemorroidária
Na maioria dos casos, têm relação com o hábito e o estilo de vida do paciente.
Alguns fatores de risco são: a constipação (prisão de ventre), a gravidez e os esforços prolongados.
Quando ocorre constipação, o esforço para evacuar aumenta a pressão do sangue no interior das veias e as fezes endurecidas causam traumatismo no tecido da região anal.
Alguns outros fatores também estão associados com a trombose, como permanecer sentado por muito tempo, o consumo de alimentos picantes, sexo anal, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a higiene inadequada na região do ânus.
O diagnóstico da trombose hemorroidária pode ser feito através dos sintomas e exame local realizado pelo proctologista.
Tratamento
A trombose hemorroidária acontece como consequência de uma hemorroida externa, que pode surgir devido a prisão de ventre, esforço para evacuar, má higiene anal ou gravidez, por exemplo, que também são fatores de risco para desenvolver trombose.
O tratamento da trombose hemorroidária é feito de acordo com a sua causa e gravidade, podendo ser indicada cirurgia ou uso de remédios de acordo com a orientação do proctologista.
Pode ser recomendado ainda banhos de assento e mudanças na dieta alimentar.
Aumentar a ingestão de fibras é indicado para manter o hábito intestinal regular.
Para tratar a trombose hemorroidária, pode ser recomendado:
- Tomar remédios ou aplicar pomadas;
- Remédios analgésicos para aliviar a dor;
- Pomadas para hemorróidas que aliviam a dor local e redução de outra sintomas;
- Laxantes que ajudam a amolecer as fezes, facilitando a sua saída;
- Suplementos com fibras, que ajudam na formação do bolo fecal e reduzem o risco de sangramento.
Além disso, pode ser recomendado o uso de medicações como a diosmina associada a hesperidina, substâncias que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nas veias da região anal, e reduzem sintomas como coceira e sangramentos em hemorroidas.
Para completar o tratamento, é fundamental adotar alguns cuidados, tais como: beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer exercício físico regular, para melhorar o funcionamento do intestino e reduzir a pressão sobre a hemorroida.