Sangramento anal, hemorroidas, coceira, fissuras, sexo anal, higiene e frequência das evacuações. Esses são temas que geram interesse e curiosidade nas pessoas, talvez porque falar do ânus seja um assunto ainda rodeado de tabus, preconceitos e desinformações.
Que tal deixar a vergonha de lado e entender melhor sobre o ânus, a parte final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes?
Continue a leitura!
Sobre o ânus
Além de eliminar fezes e gases, o ânus é uma área com bastante irrigação sanguínea e terminações nervosas. Isso significa que é uma região associada ao prazer para muitas pessoas, independentemente da orientação sexual.
Higiene
Uma dúvida bastante comum sobre a região gira em torno da higiene. Bom, o ideal é sempre lavar o ânus com água e sabonete neutro depois de qualquer evacuação. E, claro, no momento do banho também. Não podemos nos esquecer da importância de secar bem a área com uma toalha preferencialmente macia depois da higiene, a fim de não deixar o local úmido.
Uma outra prática de higiene é fazer uso de lenços umedecidos depois de ir ao banheiro, caso não seja possível lavar. Porém, é preciso escolher bem o tipo de produto, porque muitas pessoas tendem a desenvolver alergias. Então, vale a pena optar por um produto neutro.
Na verdade, o objetivo do lenço umedecido é evitar o uso do papel higiênico, que pode causar fissuras, provocar sangramentos e até mesmo lesões. Não se esqueça que a limpeza deve ser sempre de frente para trás, principalmente no caso das mulheres. A prática evita a contaminação com resíduos fecais.
Hemorroidas
Outro assunto que gera curiosidade envolve as hemorroidas. Você sabia, por exemplo, que a constipação é um dos principais fatores de risco para a doença de hemorroidas? Sim. Pessoas que apresentam prisão de ventre costumam fazer muita força para evacuar, o que acaba aumentando a pressão no canal anal e nos vasos sanguíneos, o que gera a doença hemorroidária. A prisão de ventre também deixa as fezes mais endurecidas e ressecadas, o que eleva o risco de lesão no local.
O ideal é apostar em uma alimentação rica em fibras e na ingestão de líquidos. Também vale a pena adotar a prática de exercícios físicos, o que ajuda no bom funcionamento do intestino.
Sexo anal
Outras curiosidades giram em torno do sexo anal. Nesses casos, o indicado é que a pessoa use preservativos e lubrificantes à base de água. Dessa forma, é possível evitar doenças, infecções e lesões na região.
Câncer colorretal
Por fim, há ainda o assunto sobre a prevenção do câncer colorretal, feito por meio da colonoscopia, um exame que analisa o intestino grosso com a proposta de diagnosticar tumores, pólipos e infecções.
Para prevenir a doença, a orientação é que todas as pessoas a partir dos 50 anos realizem a colonoscopia. Quem tem familiar de primeiro grau com a patologia deve começar a fazer o exame a partir dos 40 anos.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o ânus? Entre em contato!