Retossigmoidoscopia: o que esse exame pode identificar?

Retossigmoidoscopia: o que esse exame pode identificar?

A retossigmoidoscopia é um exame endoscópico indicado para verificar a presença de massa ou tumor retal, rastrear câncer colorretal, detectar origem de sangramentos e observar se há alterações relacionadas com mudanças do hábito intestinal ou modificações na parte final do intestino grosso. A retossigmoidoscopia permite ainda realizar biópsias, para que seja analisada no laboratório.

A retossigmoidoscopia é útil também no acompanhamento clínico de pacientes com doenças inflamatórias do reto e em auxiliar no diagnóstico de doenças intestinais, como fissura, fístula anal ou hemorroida.

O exame é indolor. O paciente pode ser submetido a uma sedação leve ou até mesmo sem sedação. Para a sua realização, introduz-se através do ânus, um aparelho chamado retossigmoidoscópio, que pode ser flexível ou rígido, com uma câmera na ponta. 

Embora seja parecido com o exame de colonoscopia, a retossigmoidoscopia se caracteriza por visualizar somente o reto e o cólon sigmóide, correspondendo assim, aproximadamente, os últimos 30 cm do intestino. Neste caso, não é necessário realizar lavagem intestinal completa.

A duração média varia entre 10 e 15 minutos e pode ser complementada com biópsia e cultura de materiais, caso necessário. Após o exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais.

Fique atento aos sinais do seu corpo, dor ou presença de sangue nas fezes são os principais sintomas para haver a investigação e o pedido do exame.