Mito demais para pouca verdade

Mito demais para pouca verdade

Eu arrisco afirmar que nenhum outro assunto da proctologia esteja envolvido em tanto mito quanto a doença hemorroidária. Separei alguns mitos e uma verdade que sempre ouço por aí.

⏩“Eu não tenho e NUNCA vou ter hemorroidas na vida”

MITO. Todos nós temos hemorroidas, que são coxins presentes na região anal desde o nascimento. O que popularmente se convencionou chamar de hemorroidas é, na verdade, a doença hemorroidária, mais precisamente a inflamação desses coxins. Todos nós estamos sujeitos a essa inflamação.

⏩“Hemorroida só aparece em quem pratica sexo anal”

MITO. Causas para o problema vão desde fatores genético a estilo de vida. Quem bebe pouca água, adota uma alimentação altamente gordurosa e com baixo teor de fibras, passa longos períodos sentado, não faz atividade física e segura demais a vontade de ir ao banheiro compõem o time que tem mais riscos de desenvolver a doença.

⏩“Claro que hemorroida vira câncer”

MITO. Claro que não! São duas coisas diferentes e não guardam relação entre. Os sintomas, sim, são parecidos, principalmente o sangramento.

⏩“Fulano deu hemorroida porque come pimenta dia e noite”

MITO. Pimenta não causa hemorroida. Agora, quem foi diagnosticado com o problema, deve passar longe dessa sementinha ardente, já que ela pode potencializar, e muito, os desconfortos anais.

⏩“O único jeito de resolver é com cirurgia”

MITO. A cirurgia é considerada apenas em casos extremos, quando os medicamentos tópicos (pomadas) e a mudança no estilo de vida não deram conta de solucionar o problema.

⏩“Meu pai tem/teve hemorroida, então eu também posso ter”

VERDADE. Como disse, doença hemorroidária tem uma carga genética muito significativa, de modo que, se o pai/mãe tem/teve, os filhos também podem manifestar o mesmo.

Você já sabia dessas informações?