A microbiota intestinal é entendida como o conjunto de microrganismos, como as bactérias, que habitam o trato gastrointestinal.
Ela é responsável por ajudar na digestão, na produção de vitaminas, absorção de nutrientes e no fortalecimento do sistema imunológico e muito mais.
Vale dizer que a forma em que nos alimentamos afeta diretamente a saúde da nossa microbiota intestinal, por isso, a ingestão de prebióticos e probióticos são fundamentais para contribuir positivamente a microbiota.
Saiba mais sobre a maior e mais variada comunidade de micro-organismos do corpo humano!
Microbiota intestinal
Você sabia que cultivar bactérias do intestino promove saúde e longevidade? Sim. A microbiota intestinal tem uma relação com a produção de neurônios e com a defesa do organismo contra doenças. Além disso, está ligada com a absorção dos nutrientes dos alimentos, no controle da obesidade e da inflamação crônica.
Para quem não sabe, a microbiota intestinal começa a se desenvolver desde o nosso nascimento. Quando adultos, há dados que mostram que a microbiota pode ser formada por trilhões de micro-organismos, podendo pesar até dois quilos. A microbiota conta com diversas bactérias, entre elas, os probióticos, que vivem em harmonia com o organismo e nos ajudam em inúmeros processos.
Entre os benefícios da microbiota, podemos destacar:
- Algumas bactérias produzem uma espécie de muco, que reveste as paredes intestinais, evitando a entrada de agentes ou organismos causadores de doenças e permitindo a passagem de nutrientes.
- Ela atua na produção e liberação de uma grande variedade de neurotransmissores e hormônios, como a serotonina, a dopamina, a acetilcolina e a noradrenalina, o que interfere no humor.
- A microbiota intestinal atua na produção e liberação de neurotransmissores e hormônios que controlam o movimento da comida no intestino e as sensações de bem-estar, fome ou saciedade.
- Regula a absorção dos nutrientes ingeridos por meio da alimentação e dos medicamentos.
Como melhorar a saúde da microbiota?
Para melhorar a saúde do intestino, é preciso apostar no controle do estresse, na contenção no uso de remédios e na adoção de uma dieta saudável. Veja o que você pode fazer:
1- As frutas e verduras possuem probióticos naturais, como fibras e compostos bioativos, que irão favorecer a produção de bactérias boas no nosso intestino. Além disso, as fibras irão auxiliar para o tratamento de constipação, melhorando o trânsito intestinal.
2- Consumir proteína é muito importante, mas quando passa da quantidade adequada pode induzir a produção de bactérias ruins no nosso intestino, resultando em fermentação, desconforto etc.
3- A prática de exercício físico melhora a diversidade da microbiota, tendo um efeito protetor, diminuindo as chances de câncer de cólon e doença inflamatória intestinal.
4- O estresse aumenta a permeabilidade intestinal, gerando desconforto gastrointestinal. Por isso, é importante utilizar estratégias para redução do estresse.
5- A falta de mastigação atrapalha a digestão e absorção dos alimentos, isso pode gerar produção de gases e desconforto abdominal.
Intestino saudável é uma mente saudável. Cuide da sua saúde!