Medo de ir ao coloproctologista? Prefira o seu bem-estar!

Medo de ir ao coloproctologista? Prefira o seu bem-estar!

As doenças tratadas pela coloproctologia ainda são um tabu para muitas pessoas e costumam ser relevadas, comprometendo o bem-estar e a saúde de muita gente. Em muitos casos, os pacientes deixam de procurar o atendimento com o coloproctologista, ou postergam ao máximo. 

A maioria das doenças colorretais têm tratamento, mas, para que isso aconteça adequadamente, é necessário realizar o diagnóstico de forma precoce. Só assim é possível evitar complicações e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. 

Durante a consulta, lembre-se de informar ao coloproctologista todos os sintomas e o histórico familiar. Dessa maneira, o especialista consegue ter um panorama do problema e solicitar os exames adequados para o diagnóstico.

Quem sofre com hemorroidas, por exemplo, deve buscar atendimento com o médico, pois atualmente, já existem tratamentos que resolvam este problema de maneira definitiva.

As doenças mais comuns do intestino, reto e ânus são: fissuras anais, hemorróidas, incontinência anal, doença de Crohn, infecções intestinais, retocolite e diverticulite, diarreias, constipações crônicas, síndrome do intestino irritável, doenças sexualmente tranmissíveis, tumores benignos e câncer colorretal.

Vale ressaltar que a proctologia tem evoluído bastante nos últimos anos e atualmente utiliza recursos tecnológicos para tratar algumas dessas doenças, com diversos procedimentos minimamente invasivos.

Todo sofrimento que envolve essas regiões podem ser amenizados com o auxílio de um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Na maioria das vezes, trata-se de condições mais simples e passíveis de tratamento. E nos casos de doenças mais graves, o recomendado é iniciar o tratamento de forma imediata. 

Assim como outras especialidades da medicina, a consulta com o proctologista deve ser feita de maneira preventiva. Entretanto, caso você esteja sentindo algum incômodo na região dos intestinos, reto ou ânus ou sintoma frequente, não hesite em procurar um coloproctologista de forma imediata.