Intestino: quando se preocupar?

Intestino: quando se preocupar?

Muita gente desconfia que tem problemas intestinais. Alguns têm até certeza, mas nunca procuram um médico por acharem que não é nada demais. Porém, alguns sintomas não podem passar despercebidos. Certos sinais são verdadeiros alertas do nosso corpo, formas de o organismo chamar a nossa atenção e pedir a nossa ajuda. Os principais deles são:

Náusea: as possíveis causas de enjoo incluem desde alterações benignas até doenças mais graves, sendo considerado um sinal que sempre deve ser investigado. Algumas condições intestinais que podem causar náuseas são duodenite (inflamação do duodeno – porção inicial do intestino delgado) e síndrome do intestino irritável.

Fadiga: sintoma muitas vezes associado com as doenças inflamatórias do intestino (DII). 

Diarreia por mais de dois dias: se persistente, a diarreia pode indicar síndrome do intestino irritável, infecção ou uma doença inflamatória intestinal. 

Gases em excesso: a quantidade e a intensidade do desconforto pode indicar que o aparelho digestivo não está digerindo todos os alimentos ingeridos.

Constipação: baixa frequência de idas ao banheiro, sensação de esvaziamento incompleto, inchaço e prisão de ventre podem ser consequência do uso de certos medicamentos, mudança no cardápio, estresse ou mesmo problemas mais importantes, como síndrome do intestino irritável, câncer colorretal e problemas na glândula tireoide.

Dores abdominais: passageira, a dor abdominal não é preocupante, mas quando insiste em ficar merece atenção e pode ter origens variadas. Indigestão, constipação, vírus ou cólicas menstruais são os motivos mais comuns. No entanto, as causas podem incluir síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, alergia alimentar, pedra nos rins, apendicite, cálculos biliares ou ainda doença do refluxo gastroesofágico.

Sensação frequente de inchaço: pode indicar crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, doença celíaca, intolerância à lactose ou um distúrbio gastrointestinal funcional. 

Má digestão e sensação de queimação: pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, aumentando o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas. 

Outros sintomas que também podem surgir em função de problemas intestinais são alterações no peso, alergias alimentares, lesões na pele, cansaço, dificuldade de concentração e mudanças de humor.

Lembrando que todo o corpo pode ser impactado quando há desequilíbrios no intestino. E isso pode ser causado por vários fatores, como estresse, doenças, consumo excessivo de alimentos processados, abuso de álcool e drogas e até alguns tipos de medicamentos.

Outro ponto importante é que ir ao banheiro todos os dias não significa, necessariamente, que o intestino está funcionando bem. Deve-se levar em consideração também a frequência das idas ao banheiro, a consistência das fezes e outros fatores não visíveis a olho nu, como a integridade da células que formam a mucosa intestinal. Por isso, na presença de qualquer um desses sintomas, não deixe de procurar o médico! 

Marque sua consulta: (31) 3291-2064 | (31) 99694-8929

Conheça minhas redes sociais

Facebook

Instagram