Minas Gerais terá 4 mil novos casos de câncer de cólon e reto a cada ano do triênio 2020-2022. Os dados constam na publicação Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Considerando os cânceres mais frequentes, o câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição, atrás do câncer de mama feminino (8250 casos) e próstata (6420 casos).
Separados por sexo, os dados abrangem todo o país, nos homens o câncer de cólon e reto é o segundo mais frequente, com (9,1%), perdendo apenas para o câncer de próstata, com 29,2%. Nas mulheres, os mais incidentes serão os de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%).
Essa é a primeira vez que o INCA publica uma estimativa que abrange um período de três anos. De acordo com o Instituto, o aumento do intervalo deve-se à melhoria da qualidade das informações dos registros de câncer, da manutenção das séries históricas e, também, ao fato de a doença, por ser crônica, não apresentar mudanças em seu perfil para pequenos períodos.
O melhor tratamento é a prevenção
O câncer de cólon e reto ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Felizmente a doença é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente.
Como já falamos em outras postagens, os principais fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer de cólon são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável, além da ingestão excessiva de carne vermelha, história familiar de câncer de intestino, entre outros fatores.
Um estilo de vida saudável é fundamental para prevenção da doença, o que inclui manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física e uma alimentação mais saudável.
Tem mais dúvidas sobre o câncer colorretal? Faça-nos uma visita ou agende a sua consulta. Teremos prazer em ajudá-lo!
Veja mais!
Por que a prevenção do câncer ainda é uma desafio para todos
Câncer colorretal – Verdades sobre a doença que você precisa conhecer