Impactos da endometriose no intestino

Impactos da endometriose no intestino

A endometriose intestinal é uma condição na qual o endométrio, que é o tecido que reveste a parte interna do útero, se desenvolve nas paredes do intestino e gerando sintomas importantes. 

Embora a causa da endometriose seja desconhecida, sabe-se que há um risco maior de desenvolver a doença se a mãe ou irmã possuem a condição.

 

Sintomas

  • – Dor abdominal intensa;
  • – Dificuldade para evacuar;
  • – Dor na relação sexual;
  • – Sensação de evacuação incompleta;
  • – Cólica menstrual;
  • – Vômitos e náuseas;
  • – Presença de sangue nas fezes.

As pacientes portadoras de endometriose podem apresentar apenas alguns destes sintomas ou todos. Podem ser necessários vários testes antes de se concluir o diagnóstico de endometriose.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose intestinal é feito mediante a realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada e laparoscopia, exames que permitem visualizar o tecido do endométrio ligado ao intestino e áreas próximas.

 

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento da endometriose intestinal, deve-se levar em consideração alguns aspectos, como: intensidade dos sintomas, localização e grau de estadiamento e o desejo da mulher.

O tratamento mais comum é a cirurgia, na qual retira-se o tecido anormal do interior do intestino com objetivo de aliviar os sintomas. Na maioria dos casos, esta cirurgia é feita durante uma endoscopia. Entretanto, em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia tradicional para conseguir remover todo o tecido endometrial do intestino. 

Nos casos de sintomas mais leves de endometriose, a cirurgia pode ser adiada e o tratamento pode ser feito com o uso de pílulas anticoncepcionais com dosagens específicas, a fim de evitar o crescimento do tecido de endométrio.

Apesar do tecido endometrial poder ser retirado, vale ressaltar que até o momento não há cura para a doença. Após o procedimento, ainda é preciso realizar exames regularmente para verificar se a doença não voltou. Além disso, é comum mulheres com endometriose intestinal também apresentarem endometriose no útero, o que pode acarretar em dificuldade para engravidar.