Doutor em cirurgia geral e mestre em genética do câncer colorretal, Fábio Lopes Queiroz acumula mais de 30 anos de experiência no exercício da medicina.
Os primeiros passos na profissão foram dados na Universidade Federal de Minas Gerais, onde formou-se médico, em 1986. Sua trajetória acadêmica inclui ainda vivências internacionais em instituições internacionais de excelência da Inglaterra e dos Estados Unidos.
A primeira delas na cidade de Basingstoke (UK), no serviço de cirurgia colorretal do Professor Bill Heald, profissional que revolucionou o tratamento do câncer de reto. A segunda, em Ohio (EUA), na Cleveland Clinic, onde realizou um estágio em cirurgia videolaparoscópica.
Em 2018, Fábio qualificou-se para a realização de cirurgias com assistência de robôs, capacitação certificada pela Intuitive, fabricante do mais avançado sistema robótico do mercado. O procedimento confere uma série de vantagens tanto ao médico, quanto ao paciente, como maior precisão e segurança dos movimentos cirúrgicos e maior rotatividade dos leitos hospitalares, uma vez que o tempo de recuperação pós-operatória, nesse tipo de intervenção, é significativamente menor.
Atualmente, o profissional parte do quadro clínico do Hospital Felício Rocho, onde, em 1998, se especializou em coloproctologia.