#DiadaMentira: Mitos da coloproctologia

#DiadaMentira: Mitos da coloproctologia

A coloproctologia, que é a especialidade que trata das doenças do intestino, reto e ânus, ainda é cheia de tabus para a maior parte da população e seus conceitos e tratamentos muitas vezes são abordados inadequadamente. Isso colabora com o surgimento de mitos, que são propagados por anos e gerações como verdades.

Hoje resolvi separar aqui algumas das mentirinhas mais comuns que escutamos dentro da coloproctologia:

Comer pimenta causa hemorroida 

Para começar, é comum as pessoas pensarem que a pimenta causa hemorroida, mas isso é um mito. A pimenta pode irritar um problema que já existe, ou seja, se o indivíduo tem hemorroida ou uma fissura na região anal, a pimenta pode causar certo grau de irritação.

No entanto, se a pessoa não for portadora de doença orificial (hemorroidas ou fissural anal), o consumo não ocasionará nenhum sintoma.

Todo sangramento no ânus é sinal de câncer colorretal 

Mito. As hemorroidas não se transformam em câncer. Os sintomas da doença hemorroidária, como sangramento e desconforto anal, são semelhantes aos sintomas do câncer colorretal.

Por isso, é fundamental que o coloproctologista avalie os sintomas, realize o exame da região anal e faça o diagnóstico.

Em muitos casos, é necessário realizar uma colonoscopia para descartar a presença do câncer. 

Tomar laxante com frequência ajuda a emagrecer e desintoxicar

Isso é um mito que cruza gerações. Além de não ter benefício algum para o organismo, tomar laxante ocasiona a perda de sais e eletrólitos e facilita a proliferação de bactérias maléficas na flora intestinal, devido ao desequilíbrio gerado pela diarreia.

Comer frutas com semente pode causa diverticulite

Mito. A doença diverticular se caracteriza pela presença de saculações, conhecidas como divertículos, na parede do cólon (intestino grosso). Muitos pacientes possuem esses divertículos, mas não apresentam sintomas.

Do ponto de vista científico, não há correlação entre a ingestão de sementes e a diverticulite aguda. 

O preparo para a realização do exame de colonoscopia emagrece 

Mentira. A colonoscopia é o exame que visa avaliar através de um equipamento óptico, todo o intestino por dentro. Neste procedimento, é possível diagnosticar e retirar os pólipos, além de detectar o câncer intestinal em um estágio precoce. Antes de realizar a colonoscopia, o paciente precisa seguir uma dieta especial nos 3 dias que antecedem o exame.

Embora alguns pacientes relatam perda de peso com esse preparo intestinal, o objetivo da dieta é apenas limpar o intestino para a realização do exame.

Só terão problemas no reto e no ânus as pessoas que são constipadas e/ou aquelas que praticam sexo anal

Mentira. Afinal, 75% das pessoas terão problemas reto-anais em algum momento da vida.