É muito comum ouvir durante uma consulta médica, a recomendação de abandonar o sedentarismo, não é mesmo?
A realização de exercícios físicos proporciona diversos benefícios para a saúde, como melhora na circulação sanguínea, diminuição do risco de doenças cardíacas e fortalecimento dos ossos.
Além disso, os exercícios físicos regulares proporcionam dinâmica no intestino grosso e mudanças hormonais que acabam facilitando o movimento de empurrar o bolo alimentar, estimulando o bom funcionamento do intestino.
A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre e intestino preso, é um problema frequente na população geral de todo o mundo, que acomete ambos os sexos e todas as faixas etárias.
É caracterizada pela dificuldade constante ou eventual de eliminação das fezes, levando desconforto ao paciente.
A constipação é um sintoma e não uma doença específica. Vale ressaltar que, ela pode, no entanto, indicar alguma manifestação de doença que necessite investigação para o diagnóstico.
Em alguns casos, a constipação pode surgir como manifestação secundária de doença que abrange o organismo como um todo ou em grande parte sistêmica ou gastrointestinal. Nestes casos, apresenta-se de forma aguda e deve ser investigada através de exames complementares, como a colonoscopia.
Na maioria dos casos, a causa mais comum da prisão de ventre é a propulsão difícil do bolo fecal em seu caminho em direção ao reto e canal anal. Sendo responsável por 85% ou mais dos casos, o quadro denomina-se constipação primária ou essencial.
Fatores como o sedentarismo, ingestão alimentar pobre em fibras e líquidos, ansiedade, depressão, o hábito de adiar a ida ao banheiro e os efeitos adversos de algumas medicações, colaboram para alteração ou piora do funcionamento intestinal.
Os exercícios proporcionam movimentos no intestino grosso que provocam efeitos mecânicos na região, o que é essencial para o peristaltismo, isto é, o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.
Por isso, é fundamental aliar uma alimentação balanceada e hidratação à prática de atividades físicas regularmente para combater a constipação.
Lembre-se que não é necessário adaptar-se a uma rotina de atleta para ajudar o seu intestino a trabalhar da melhor forma. Uma caminhada de 30 minutos, de três a quatro vezes por semana, por exemplo, já pode ajudar na saúde intestinal e proporcionar sensação de bem estar.
Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico de confiança para uma avaliação.