A prisão de ventre é um problema intestinal bastante comum, que leva muitas pessoas (a maioria do sexo feminino) a procurarem ajuda no consultório do coloproctologista.
Ela é caracterizada pela dificuldade persistente para evacuar, que pode ser percebida tanto pelo baixo número de evacuações (duas ou menos por semana) quanto pelo esforço excessivo e pouco produtivo para evacuar (sensação de evacuação incompleta).
Além de cuidados com a alimentação (sobretudo quanto a consumir boa quantidade de fibras e beber muita água), outras medidas podem ser tomadas para amenizar a constipação intestinal. Uma delas é a prática regular de atividades físicas.
Devido ao tipo de movimento realizado e à musculatura envolvida, algumas modalidades esportivas são mais indicadas para combater a prisão de ventre. Confira a lista a seguir e saiba quais são esses exercícios.
Caminhada e corrida
Devido aos movimentos realizados pela musculatura da região pélvica e do quadril durante a passada, a caminhada e a corrida são consideradas as duas atividades mais benéficas para quem tem prisão de ventre.
Essa movimentação estimula o trânsito intestinal por aumentar o peristaltismo, que é o movimento das paredes do intestino no sentido de movimentar o bolo fecal ao longo da extensão do órgão.
Ioga e pilates
Quando se trata de combater a prisão de ventre, a ioga e o pilates são modalidades esportivas que se destacam por promoverem o fortalecimento da musculatura abdominal e do assoalho pélvico.
Esses grupos musculares são importantes para o funcionamento intestinal, tanto por participarem do esforço evacuatório quanto por estarem relacionados com o controle esfincteriano.
Dança e natação
Finalizando a nossa lista de exercícios ideais para combater a prisão de ventre, a dança e a natação são duas modalidades que estão relacionadas com o relaxamento e o controle da ansiedade.
Muitas vezes, a constipação intestinal ocorre devido a problemas emocionais, que influenciam diretamente o funcionamento do intestino. Com a prática de atividades físicas que ajudam a tranquilizar a mente, a tendência é que o trânsito intestinal se equilibre.
Quanto ao uso de laxantes ou quaisquer outros medicamentos para resolver a prisão de ventre, a recomendação é uma só: não usar sem receita médica!
Vale lembrar que os sintomas da prisão de ventre variam de uma pessoa para outra e, até mesmo, entre um período de constipação e outro no mesmo paciente. Só a avaliação do médico poderá diagnosticar o problema.
Diante de sintomas de constipação intestinal, marque uma consulta com o coloproctologista!