Desde que foi realizada a primeira cirurgia robótica no Brasil, no ano de 2008, o emprego dessa tecnologia para promover a saúde e a qualidade de vida tem crescido de forma impressionante.
A cada ano, aumenta o número de intervenções cirúrgicas realizadas com auxílio de robôs cirurgiões em especialidades como urologia, ginecologia e ortopedia. A coloproctologia também é uma das áreas beneficiadas pela evolução da robótica.
Entre os procedimentos de cirurgia robótica realizados na coloproctologia estão a cirurgia para retirada de linfonodos (chamada de linfadenectomia retroperitoneal), a cirurgia de anastomose (para emenda do intestino), a cirurgia para retirada total o parcial do cólon (chamada colectomia) e a cirurgia para tratamento do câncer colorretal.
Seja qual for o tipo de intervenção cirúrgica realizada, a robótica representa a consolidação de inúmeras vantagens tanto para os pacientes quanto para os médicos-cirurgiões, como você entenderá a seguir.
Entenda o diferencial para os cirurgiões
Para o médico-cirurgião, o uso do robô cirurgião permite maior controle e precisão na execução das ações necessárias para dissecar os tecidos ou remover pólipos.
Isso é possível graças a atributos como a visão tridimensional ampliada e em tempo real das estruturas anatômicas proporcionada pela micro-câmera e os movimentos multidirecionais das pinças cirúrgicas.
A plataforma robótica também proporciona mais ergonomia aos profissionais, que permanecem em uma posição bem equilibrada e confortável durante todo o tempo da cirurgia.
Saiba quais são os benefícios para os pacientes
Para os pacientes da coloproctologia e as demais especialidades médicas nas quais a cirurgia robótica se faz presente, as vantagens são a recuperação mais rápida, com menor trauma cirúrgico e menos dor.
Pensando apenas nas intervenções realizadas pelo cirurgião coloproctologista, a robótica proporciona ao intestino a possibilidade de se restabelecer de forma mais acelerada, com menos sangramento e mais precisão na retirada do tecido lesionado.
A tendência para as próximas décadas é que a cirurgia robótica continue evoluindo, estendendo suas vantagens para outras áreas da medicina.