Colonoscopia: melhor exame para detecção do câncer colorretal?

Colonoscopia: melhor exame para detecção do câncer colorretal?

 

A resposta é SIM! A colonoscopia é o melhor exame para a detecção do câncer colorretal. E na semana passada, eu li sobre um caso que mostra, de uma forma bem fácil de entender, como ela tem uma importância vital.

Joy Ginsburg é uma mulher que vive em Leawood, Kansas, e que trabalha como diretora-executiva de uma organização que levanta fundos para a educação pública. Ela tinha 48 anos quando seu médico sugeriu que ela fizesse uma colonoscopia, mas o médico que ela consultou em seguida relutou em fazer o exame.

Isso porque ela tinha menos de 50 anos e não havia nenhum sintoma, fator de risco ou histórico familiar de câncer de cólon. Mas Joy sabia que a Sociedade Americana do Câncer diminuiu a idade recomendada para o início dos exames de 50 para 45 anos e insistiu.

Ela fez a colonoscopia e aí veio o choque: um grande pólipo pré-cancerígeno, do tamanho de uma bola de golfe, foi encontrado, exigindo remoção cirúrgica dele e de 40% de seu cólon. Se ela tivesse esperado para fazer o exame aos 50 anos, essa história poderia ter sido bem diferente.

Apesar de ser um exame mais custoso e invasivo, a colonoscopia é a melhor opção que temos para detectar qualquer risco de uma pessoa desenvolver um câncer colorretal. Não apenas porque pode descobrir uma doença já existente, mas porque também pode identificar pólipos que possivelmente virariam câncer, podendo ser removidos durante o procedimento.

Apesar de existirem outras modalidades de exame como pesquisa de sangue oculto nas fezes e retossigmoidoscopia, por exemplo, a colonoscopia é amplamente reconhecida como o método mais eficaz de rastreamento, sendo indicada para todas as pessoas, inclusive as assintomáticas, a partir dos 45 anos de idade.

Afinal, passar por uma colonoscopia é muito mais fácil que tratar um câncer. Pense nisso!