A colonoscopia com polipectomia reduz a incidência e a mortalidade por câncer colorretal (CCR). É a pedra angular de uma prevenção eficaz.
Os pólipos intestinais são retirados pela polipectomia, um procedimento que acontece durante a realização do exame de colonoscopia.
Nele, uma haste que está conectada ao aparelho, puxa o pólipo da parede do intestino, para evitar que evolua para um câncer. Entretanto, quando o pólipo é muito grande, pode ser necessário fazer uma cirurgia para facilitar a retirada de todo o tecido afetado.
Após retirar os pólipos, o médico responsável normalmente envia-os a um laboratório para analisar e identificar se existem células cancerígenas que possam indicar risco de desenvolver câncer no cólon. Quando são identificadas alterações nas células do pólipo, pode ser solicitado realizar o exame a cada 2 anos, por exemplo, para verificar se surgem novas alterações indicativas de câncer.
Como deve ser o preparo
Para preparar a retirada dos pólipos, normalmente solicita-se fazer uso de laxantes 24 horas antes do exame, para limpar o intestino, eliminando todas as fezes. Isso facilita o processo de observação da região onde os pólipos estão localizados. Também pode ser necessário que o paciente faça uma dieta líquida, consumindo apenas água e sopas.
Além disso, nos dias anteriores ao procedimento, é importante que o paciente não tome medicamentos anti-inflamatórios, anticoagulantes e aspirina, pois estes remédios podem aumentar o risco de sangramento interno no intestino.
Nos primeiros 2 dias após a polipectomia pode acontecer um pequeno sangramento, que pode ser observado nas fezes. É raro este sangramento durar até 10 dias depois do procedimento, mas é importante lembrar que esta não é uma situação grave.
Por outro lado, se o sangramento for volumoso, não cessar e a pessoa apresentar fortes dores abdominais, febre e abdômen inchado, recomenda-se informar ao médico porque pode ter ocorrido uma perfuração da parede intestinal e pode ser necessário realizar uma outra cirurgia.
Cuidados necessários após a cirurgia de retirada dos pólipos intestinais
Após a retirada dos pólipos intestinais é comum o surgimento de pequenas quantidades de sangue nas fezes. No entanto, é importante ficar atento, caso exista sangramento excessivo durante os primeiros 5 dias, recomenda-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Continua sendo indicado evitar o uso de remédios anti-inflamatórios durante 7 dias, pois existe o risco de sangramento intestinal.
No período seguinte à retirada dos pólipos, é comum que as paredes do intestino fiquem mais sensíveis. Nos dias que precedem a cirurgia, é importante seguir uma alimentação leve, à base de alimentos grelhados e cozidos.
A maioria dos pacientes conseguem voltar à sua dieta normal após o procedimento, mas caso ocorra algum tipo de desconforto gastrointestinal, o mais recomendado a fazer é seguir as orientações médicas sobre como deve ser a alimentação adequada.
Como o procedimento de retirada é feito com anestesia ou sedação, também é aconselhado que, após o exame, o paciente seja levado para casa por um familiar ou alguém de sua confiança, uma vez que não deve conduzir nas próximas 12 horas após a cirurgia.