A atividade física feita regularmente gera inúmeros benefícios para o nosso organismo, inclusive para o bom funcionamento do intestino. Ela tem grande impacto nesse órgão, ajudando no trânsito intestinal, evitando a sensação de intestino “preso” e uma possível constipação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis façam 30 minutos, por dia, de atividade física. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), recomenda 30 minutos por, no mínimo, cinco dias da semana.
Veja a seguir mais sobre os benefícios que a atividade física causa na saúde intestinal.
Atividade física e saúde intestinal
Acima já vimos alguns benefícios da atividade física para a saúde intestinal. Outra vantagem está relacionada com a prevenção de quadros inflamatórios e de doenças como, diverticulite e câncer de intestino. A saúde do intestino é responsável por 70% da imunidade do corpo.
A falta de cuidados com o intestino pode causar muitas doenças, como o câncer intestinal, diabetes, obesidade, alterações emocionais e psicológicas, entre outras. Diversos estudos demonstram que pessoas mais ativas apresentam menores riscos de desenvolver estas doenças no intestino.
Além disso, os efeitos positivos da atividade física para o intestino vão além: ela também ajuda no nosso psicológico. O sistema gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, raiva, stress e depressão, abrindo chances nessas condições para diversas doenças. Então, esse é mais um motivo para praticar exercícios e manter a saúde intestinal – e psicológica – em dia.
Constipação, o famoso intestino “preso”
A constipação intestinal, conhecida popularmente como intestino “preso”, é uma das reclamações mais comuns de milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas causas do intestino “preso” estão ligadas a hábitos ruins, como não beber água suficiente, não comer fibra suficiente ou não praticar atividades físicas regularmente.
Atividades físicas e alimentação
A alimentação saudável está diretamente ligada à saúde intestinal. Como já dito anteriormente, a introdução e o aumento no consumo de fibras ajudam no bom funcionamento do intestino. Os vegetais crus são um exemplo de alimentos que geralmente são ricos em fibras. Assim como as frutas: ameixas secas, maçã, pera, kiwi, figo, laranja, mamão, entre outras. É recomendado ingerir entre 20 e 35 gramas diariamente.
O equilíbrio da flora intestinal é responsável por 70% da imunidade do ser humano. A atividade física é capaz de melhorar a flora intestinal e o processamento dos alimentos. Pois, ao fazer exercícios, contraímos a musculatura intestinal, fazendo com que ela “trabalhe” mais e melhor.
Diante de todas as informações e estudos, podemos constatar que a combinação perfeita para uma boa saúde intestinal é: hidratação abundante, com cerca de 2 litros de água por dia, alimentação saudável com ingestão de fibras e atividade física.
Gostou do nosso post sobre como a atividade física ajuda na saúde intestinal? Então, aproveite sua visita em nosso blog e descubra como funciona a cirurgia robótica no tratamento do câncer intestinal.