A colonoscopia virtual, também conhecida como colonografia, é um exame realizado para visualizar o intestino sem a introdução de sonda.
O exame é realizado com um equipamento de Tomografia Computadorizada (TC) que utiliza baixa dose de radiação. O procedimento dura em média 15 minutos e, durante o exame, uma pequena sonda é introduzida na parte inicial do intestino (apenas no ânus), para auxiliar na dilatação do intestino com gás, deixando todas as partes do órgão mais visíveis.
Vantagens da colonoscopia virtual
Muitos estudos comparam a colonoscopia virtual com a colonoscopia endoscópica e trazem bons resultados: a colonoscopia virtual permitiu identificar 90% dos pólipos com mais de 6 mm. Outras vantagens do exame incluem:
- Apresenta menor risco de perfuração do intestino;
- Como a sonda não percorre o intestino, o paciente não sente dor;
- O desconforto abdominal causado pela introdução do gás para a realização do exame desaparece em torno de 30 minutos;
- Opção para exame diagnóstico para pacientes que não toleram anestesia ou que possuem síndrome do cólon irritável;
- Não há necessidade de anestesia, possibilitando a retomada de atividades rotineiras logo após o exame;
- Também permite diagnosticar alterações nos órgãos próximos ao intestino, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, bexiga, próstata e útero.
Indicações para colonoscopia virtual
Apesar de ainda ser considerado um método em desenvolvimento, a colonografia é indicada para rastreamento de pólipos/câncer; avaliação de segmento obstruído; avaliação do cólon após-insucesso da colonoscopia endoscópica; pesquisa de neoplasias de cólon e causas de dor pélvico-abdominal; pesquisa de neoplasias sincrônicas no cólon.
Quer saber mais sobre o procedimento? Agende uma consulta e vamos conversar melhor.