Quantas vezes você vai ao banheiro por semana? Sente que seu intestino está sempre desregulado? Às vezes solto demais, outras vezes preso? Bem, a má alimentação, o sedentarismo, o stress e o ritmo frenético das nossas vidas atrapalham, e muito, o funcionamento do nosso intestino.
Se você fornece o alimento correto para o seu organismo, a microbiota mantém íntegra sua parede intestinal, melhora a absorção de nutrientes e a digestão. Por outro lado, se você não cuida da alimentação e da sua microbiota, as bactérias ruins se tornam mais numerosas que as boas, podendo ocasionar uma disbiose intestinal – desequilíbrio que pode acarretar em constipação, dores e inchaço abdominal e até mesmo diarreia.
Como melhorar a saúde do seu intestino
Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a regular o intestino:
Invista em uma alimentação saudável
A principal causa de um intestino desregulado é a alimentação. O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, especialmente aqueles ricos em açúcar e gordura, podem atrapalhar o funcionamento do intestino.
Além disso, o açúcar, o pão branco e os bolos também devem ser evitados, pois aumentam a produção de gases, facilitam o inchaço da barriga e comprometem o funcionamento do intestino.
Inclua fibras na dieta
Os alimentos ricos em fibras como cereais, frutas e vegetais melhoram o funcionamento do intestino, ajudando a regular o trânsito intestinal, além de promoverem a saúde da microbiota do intestino.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a recomendação de fibras para um adulto saudável é de cerca de 25 gramas ao dia. No entanto, a população brasileira ingere apenas 50% da recomendação diária de fibras.
Conheça alguns alimentos ricos em fibras: todos os alimentos integrais; alface; aveia; iogurte natural; brócolis; abacate; ameixa; mamão.
Aumente a ingestão de água
A água ajuda a hidratar as fibras consumidas, aumentando assim o bolo fecal e facilitando a eliminação do mesmo. O ideal é beber água ao longo de todo o dia e não apenas durante as refeições.
Consuma probióticos
Os probióticos são microrganismos vivos que contribuem para aumentar as bactérias boas do intestino, o que ajuda a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes. Por isso, invista em alimentos como iogurte, kefir e kombucha.
Exercite-se
A prática de atividade física altera a nossa microbiota e reduz as inflamações no intestino. Além disso, a maioria dos exercícios estimulam a movimentação intestinal.
Como está o seu intestino? Sente que ele não está funcionando bem? Procure um proctologista e realize os exames de rastreamento.