Câncer colorretal: cada dia mais comum e evitável

Câncer colorretal: cada dia mais comum e evitável

Considerado o segundo tipo de tumor mais frequente entre mulheres e terceiro entre homens, o câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.

A estimativa é de que quase 41 mil casos novos sejam diagnosticados no Brasil no triênio 2020/2022. Ao mesmo tempo que os números em relação à doença crescem, também temos estudos e pesquisas que comprovam a eficácia do tratamento e a importância da prevenção.

Estudos comprovam que uma dieta rica em carne vermelha, embutidos e bebidas alcoólicas aumenta as chances de desenvolvimento da doença. Um estudo apresentado pelo Departamento de Saúde do Reino Unido demonstrou que pessoas que ingerem mais de 90 gramas de carne vermelha ou embutidos por dia apresentam risco aumentado de desenvolver câncer colorretal e sugere a redução do consumo desses alimentos para menos de 70g por dia. 

O mesmo estudo do Reino Unido mostrou que o risco de desenvolvimento da doença é maior em indivíduos obesos ou acima do peso, sendo essa associação maior no sexo masculino, provavelmente devido ao predomínio da gordura visceral.

Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo.

Prevenção do câncer colorretal

Assim como a maioria dos cânceres, o diagnóstico precoce do câncer colorretal é muito importante e aumenta as chances de cura. A taxa de sobrevida em 5 anos de pessoas com câncer colorretal localizado é de 90%, mas se o tumor se espalhar para partes distantes do corpo, ela pode cair para cerca de 14%. 

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer colorretal. Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, também ajudam a prevenir a doença.

E, lembre-se, se você tem casos de câncer colorretal na família, não deixe de incluir o rastreamento do câncer de cólon e reto em seu check-up. A principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.