3 Problemas que atrapalham a saída das fezes

3 Problemas que atrapalham a saída das fezes

O intestino tem cerca de 100 milhões de neurônios conectados ao cérebro e tem relação direta com a sensação de bem-estar, já que 80% da produção de serotonina (hormônio do bem-estar) é produzida por ele. Frequentemente, falamos por aqui da importância da prática de atividades físicas e uma alimentação saudável para o bom funcionamento do intestino. Fora isso, beber água e controlar as emoções também são fatores que ajudam.

Mas, é importante entender que não são apenas fatores externos que interferem na saída das fezes. Alguns problemas anais também podem prejudicar essa saída e, até mesmo, acelerar o aparecimento de outras doenças.

Por isso, separei três problemas que podem atrapalhar a saída das fezes e que merecem uma atenção maior do paciente.

Hemorroidas:

Chamamos de hemorroidas a dilatação das veias internas dentro do reto e que não são observadas no ânus. Seu aparecimento resulta em presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico ao defecar, coceira e desconforto no ânus, o que dificulta a ida ao banheiro.

As hemorroidas são classificadas em graus de acordo com os sintomas apresentados e sua inflamação. Por isso, é importante procurar um proctologista para que seja recomendado o melhor tratamento, de acordo com o grau do problema.

Fissura anal:

É caracterizada por um pequeno corte na borda anal, o que dificulta a saída das fezes. Sua principal causa é a prisão de ventre e fezes mais volumosas e endurecidas. Outras doenças, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também podem desencadear o problema.

Além de cuidados mais rigorosos na higiene da região íntima, o tratamento pode incluir uso de pomadas locais.

Fístula:

É a abertura de um canal infeccionado entre a pele e o ânus. As fístulas são mais comuns em pessoas com doença de Crohn ou tuberculose. Elas também ocorrem em pessoas com tumores, diverticulite, câncer ou lesão anal ou retal. O tratamento inclui cirurgia ou uso de medicamentos.

Outros problemas também podem levar à dificuldade de evacuar, como incontinência, câncer, oxiúros e fatores psicológicos.

E, não se esqueça, na hora que aparecer a vontade elimina as fezes do corpo e não as deixam paradas dentro do intestino. Caso essa vontade seja reprimida, as fezes ficam armazenadas até que a vontade venha novamente e elas começam a ficar ressecadas. Um ciclo sem fim!

Quer melhorar a saúde do seu intestino? Agende a sua consulta e entenda como podemos melhorar a sua qualidade de vida.

Leia mais:

O que você precisa saber sobre o câncer no peritônio
Qual a relação entre doença de Crohn e cálculo renal?