Hemorroidas: como saber se é hora de procurar um médico

Hemorroidas: como saber se é hora de procurar um médico

Dores ao sentar, desconforto para dirigir, sangramento ao evacuar. Essas são situações enfrentadas por quem sofre com as hemorroidas, veias que podem inchar, sangrar e doer. Apesar de não ser considerada uma doença, e não trazer grandes problemas à saúde, a hemorroida pode causar muito desconforto.

 

Existem níveis de gravidade para o problema, sendo o mais leve a presença de sangramento ao evacuar. Um segundo estágio é quando o paciente faz força para evacuar, as veias saem pelo ânus, mas recolhem-se sozinhas quando o esforço termina.

 

Quando as veias têm que ser colocadas de volta para dentro do ânus com ajuda manual, as hemorroidas estão no terceiro estágio de gravidade. No estágio seguinte, bastam esforços comuns do dia a dia, como caminhar ou correr, para causar a exteriorização das veias, que podem sujar as roupas, liberar secreção, irritar a pele e sangrar.

 

Por fim, nos casos mais graves, conhecidos como trombose hemorroidal, há entupimento de um vaso sanguíneo, que incha e sai pelo ânus, causando dor intensa. Esse tipo de hemorroida costuma acontecer entre gestantes.

 

É preciso tomar cuidado para que a hemorroida não seja infectada por bactérias, o que pode causar febres, inchaço e outros sintomas. Porém, os principais riscos deste problema estão ligados à automedicação, sem buscar avaliação de um profissional da saúde.

 

Por isso, é necessário visitar um médico antes de tentar tratar a hemorroida sem nenhuma indicação médica, principalmente porque outras doenças, como câncer, também podem causar a presença de sangue na evacuação. Tumores no ânus também podem ser confundidos com veias dilatadas e, por isso, é apenas a partir do diagnóstico clínico que a hemorroida deve ser tratada.

 

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.