As bactérias têm um papel fundamental para a manutenção da nossa saúde digestiva. O problema é quando há qualquer tipo de desequilíbrio como, por exemplo, o super crescimento bacteriano do intestino delgado, tradução da sigla SIBO, em português.
Essa condição é caracterizada pela presença descontrolada, no intestino delgado, de bactérias normalmente presentes no intestino grosso. Apesar de ser bastante comum, nem sempre o problema é diagnosticado rapidamente, já que seus sintomas são similares aos de muitas outras doenças gastrointestinais.
Sintomas
Os principais são dor e inchaço abdominal, flatulência, ruídos peristálticos excessivos provocados pelo deslocamento de gases no abdome, diarreia, constipação e anemia. Há pacientes que também apresentam inchaço abdominal, flatulência e perda de peso. Além disso, é possível que o SIBO provoque deficiências nutricionais de vitamina B12 e de vitaminas solúveis em gordura, como vitamina D.
Causas
Esse super crescimento pode ser provocado não somente por um aumento na reprodução, mas também por mutações das bactérias do intestino grosso causadas por fatores como doenças neuromusculares, diabetes, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, dieta rica em açúcares e carboidratos refinados, consumo excessivo de álcool e intolerância à lactose, além de consequência de pós-operatório de cirurgias gastrointestinais e do uso prolongado de antibióticos.
Além da observação dos sintomas e dos exames clínicos, o teste de hidrogênio expirado é bastante recomendado para um diagnóstico rápido e certeiro, e o tratamento geralmente é feito com antibióticos, probióticos e simbióticos para equilibrar a flora bacteriana e controlar os sintomas.
Agende sua consulta ☎️ (31) 3291-2064 ☎️ (31) 99694-8929