Quando o assunto é síndrome do intestino irritável, hemorroida ou prisão de ventre, a maioria das pessoas não têm dúvidas quanto ao fato desses problemas serem tratados pelo coloproctologista.
No entanto, existem outras enfermidades que fazem parte da clínica e da cirurgia em coloproctologia. É importante saber quais são elas e não ter vergonha de procurar o consultório médico caso surjam sinais de que alguma coisa não vai bem com a saúde intestinal
Fissura anal
A fissura anal é uma ferida que se forma na borda do ânus em decorrência de traumas locais. Esses traumas podem ser até mesmo o resultado da passagem de fezes duras e muito ressecadas, devido a um quadro de constipação intestinal.
Abcessos e fístulas perianais
O abcesso perianal é uma cavidade cheia de pus que se forma na região em torno do ânus, devido a processos infecciosos. Essa lesão pode evoluir e formar uma fístula perianal, que é uma espécie de canal que liga, de forma anormal, a região anorretal aos tecidos ou órgãos vizinhos.
Prolapso retal
O prolapso retal corresponde ao extravasamento do reto para fora do organismo, passando através do ânus. Ele pode ser total ou parcial e normalmente é causado por uma combinação de fatores que envolvem o enfraquecimento dos esfíncteres anais e a alteração da anatomia da pelve.
Incontinência fecal
A incontinência fecal é a incapacidade de controlar a eliminação das fezes, trazendo grave prejuízo para a qualidade de vida dos pacientes. As mulheres são mais acometidas que os homens, principalmente devido a fatores causais relacionados com o trabalho de parto.
Câncer colorretal
O câncer colorretal é um tipo de tumor maligno que acomete o intestino grosso, localizando-se no cólon ou no reto. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o terceiro tipo mais comum de câncer entre os homens e o segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil.
Se surgirem sintomas como sangue nas fezes, dor durante a evacuação ou na região abdominal e perianal, é importante observar a evolução do quadro e não hesitar em marcar uma consulta com o coloproctologista caso os problemas não cessem ou se agravem.