Principais tendências e inovações na era da saúde digital

Principais tendências e inovações na era da saúde digital

A medicina não para de evoluir e as novas tecnologias não cessam. Hoje em dia, equipamentos modernos fazem parte da rotina dos médicos. Da mesma forma, já contamos com consultas e exames a distância, bem como com procedimentos com apoio de robôs e aplicativos que monitoram a saúde em tempo real.

 

Continue a leitura e confira quais são as principais tendências e inovações na era da saúde digital!

 

Inovações na saúde no mundo digital

 

Uma das tendências que realmente veio para ficar é a cirurgia robótica. Ela encurta o tempo cirúrgico, é minimamente invasiva, reduz a dor no pós-operatório, aumenta a precisão do cirurgião, diminui o tempo de internação, entre tantas outras vantagens.

 

Outra boa nova é que, por meio de novas tecnologias, como o 5G, esses procedimentos poderão ser realizados a distância e via metaverso. Inclusive, alguns testes já estão sendo realizados. Para quem não sabe, a vantagem do metaverso é permitir que o cirurgião conte com a ajuda de um outro especialista, que acompanha a cirurgia em tempo real de outro lugar.

 

Os equipamentos possuem quatro braços, fazem incisões de cerca de 8 milímetros e movimentos muito precisos. Além disso, a tecnologia robótica dá mais segurança e exatidão, uma vez que consegue trabalhar em áreas de difícil acesso, em que a videolaparoscopia e a cirurgia convencional aberta não conseguem tanta visão e precisão de movimento.

 

A robótica é uma tendência mundial. Antigamente, era inimaginável ter um dispositivo robótico que ajudasse nos procedimentos cirúrgicos, mas, felizmente, essa é uma realidade que já faz parte do dia a dia de vários hospitais.

 

Outra tendência que se popularizou durante a pandemia de Covid-19, foi a utilização da telemedicina, que representa um grande avanço no monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. 

 

A telemedicina está inserida no conceito mais amplo de eHealth ou “saúde digital” que, segundo a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), é qualquer aplicação de internet utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes.

 

Assim, o contato entre médico e paciente ou entre os profissionais de saúde ficou mais simples e prático, além de se tornar ainda mais rápido com a internet. Os computadores, tablets e smartphones facilitam as videoconferências e o avanço da Inteligência Artificial (IA) leva conhecimento ao alcance de todos.

 

A união das tecnologias cirúrgicas e de comunicação são cada vez mais capazes de agregar qualidade no atendimento e no tratamento dos pacientes.