Criado pela empresa CRM Surgical da Inglaterra, a tecnologia foi projetada para ser um dos principais concorrentes do sistema Da Vinci, que, hoje, é líder no mercado quando o assunto é cirurgia robótica.
Vamos saber mais sobre o menor robô cirúrgico já desenvolvido, que promete democratizar o acesso à tecnologia?
Robô Versius
Não é mais novidade que os procedimentos minimamente invasivos são muito mais benéficos para os pacientes. A cirurgia robótica, por exemplo, garante a precisão, diminui a probabilidade de complicações, reduz a taxa de sangramento e dor no pós-operatório e muito mais.
Novas plataformas robóticas vêm sendo desenvolvidas e uma delas é o robô Versius. Em vez de uma única estrutura com quatro braços, como é do da Vinci, o Versius é dividido em módulos independentes. A visualização em alta definição e tridimensional garante ao cirurgião mais controle, destreza e percepção de profundidade.
A nova tecnologia também ajuda quando o assunto é ergonomia do cirurgião. O console aberto do robô permite que o médico tenha um campo de visão ampliado e, nesse sentido, ele tem a opção de realizar o procedimento em pé ou sentado.
Além disso, é possível dizer que o Versius é compacto, modular e móvel, podendo ser transportado para diversas salas dentro do centro cirúrgico, adaptando-se à necessidade do paciente, do médico e do hospital.
Em resumo, a tecnologia permite que o cirurgião faça algumas adaptações no console para personalizar o jeito de se operar, mas preservando características do sistema e os benefícios da cirurgia robótica.
Com o robô, a ideia é democratizar o acesso de pacientes, médicos cirurgiões e hospitais à cirurgia robótica, fornecendo um produto com custo mais acessível e tecnologia de ponta.
Indicações
O Versius vem sendo indicado para pacientes que sofrem com doenças colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas, além de cirurgia geral.
Treinamento
Vale dizer que a empresa CRM oferece treinamento on-line para que os cirurgiões possam aprender as funcionalidades do robô, de forma a fazer simulações e desenvolver as habilidades motoras e cognitivas necessárias para operar.