Já pensou ter mais precisão no movimento, maior visibilidade do campo cirúrgico e contar com a tecnologia para ter mais segurança?
Felizmente, a cirurgia robótica chegou para ficar. Com ela, os cirurgiões conseguem fazer incisões muito menores se comparadas às intervenções tradicionais.
Deseja saber mais sobre essa tecnologia? Então, continue a leitura!
Benefícios da cirurgia robótica
Os avanços tecnológicos sempre são muito bem-vindos, desde que a equipe médica esteja treinada adequadamente e que as vantagens sejam evidentes.
A cirurgia robótica, por exemplo, tem trazido diversos benefícios tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes, que passam a ter o tempo de internação reduzido e a recuperação mais rápida, levando-o a melhores níveis de condicionamento físico e qualidade de vida.
Inclusive, uma pesquisa mostrou que a intervenção por meio de robôs pode reduzir os coágulos sanguíneos em pacientes e, com isso, eles apresentam menos complicações e podem voltar mais rapidamente às suas atividades rotineiras.
De acordo com um estudo, feito na Inglaterra, a utilidade da cirurgia robótica na medicina é considerável, uma vez que a sua precisão, capacidade de programação e potencial de redução do erro humano ajuda os pacientes a se recuperarem de forma muito mais rápida. A pesquisa também mostrou que a implementação efetiva de robôs deve levar em consideração os fatores que influenciam a confiança do público em geral.
Por ser menos invasiva, a cirurgia robótica traz menos dor aos pacientes no momento pós-cirúrgico. Com isso, há menos necessidade de medicação, sem falar que as cicatrizes são mínimas, o que também contribui para a autoestima.
Vale lembrar que o importante, para o paciente, é escolher um cirurgião especializado e experiente, além de uma equipe bem capacitada, independentemente da técnica cirúrgica (aberta ou minimamente invasiva).