Fissura anal é uma doença caracterizada pela presença de uma ferida dolorosa na borda do ânus. Trata-se de um problema que gera constrangimento para os pacientes – na maioria jovens a adultos na meia idade, que acabam não procurando atendimento médico por vergonha.
Portanto, é importante compartilhar informações que ajudem a desmistificar o assunto, esclarecendo dúvidas e tranquilizando as pessoas. Vamos a elas.
✔ O risco de fissura anal é maior em quem tem constipação intestinal crônica – VERDADE. Isso acontece devido às lesões que as fezes endurecidas causam durante o esforço evacuatório. Em alguns casos, a diarreia também pode causar feridas.
✖ Qualquer fissura cicatrizará por si mesma e não é preciso ir ao coloproctologista – MENTIRA. Ainda que feridas esporádicas possam se fechar sozinhas, quanto maior for a demora para procurar atendimento médico, mais complicada ficará a situação.
✔ A alimentação é fator de influência para o surgimento da fissura – VERDADE. Uma dieta pobre em fibras e água e rica em alimentos condimentados e que produzem gases favorece o aparecimento da fissura.
✖ Basta usar pomadas para tratar a fissura – MENTIRA. O uso de pomadas só pode ser recomendado pelo coloproctologista e faz parte do tratamento clínico da fissura. Porém, alguns casos podem exigir a realização de uma cirurgia de pequeno porte.
Evitar a fissura anal é possível. Basta manter uma dieta saudável, que favoreça o trânsito intestinal. Outro cuidado fundamental é procurar o consultório médico tão logo os primeiros sinais da ferida apareçam.