O sangramento nas fezes pode estar relacionado a problemas benignos, como fissura anal ou hemorroidas. Apesar do incômodo, essas duas condições não evoluem para quadros mais complexos.
Entretanto, é preciso ficar atento, pois em alguns casos, essa característica pode ser sinal de algo mais grave, como o câncer do intestino, conhecido também como o câncer colorretal.
Quando houver sangue nas fezes, a recomendação é sempre buscar orientação médica e realizar um exame proctológico para avaliar a região anal e o reto, além de fazer a colonoscopia.
O exame de sangue oculto nas fezes também permite identificar a presença de pequenas quantidades de sangue visíveis a olho nu, podendo sugerir que há possíveis sangramentos no intestino grosso.
Quando o sintoma é acompanhado por dor na região anal e as fezes são endurecidas, é mais provável que seja fissuras ou hemorroidas. Agora, quando o sangramento surge com fezes amolecidas ou até líquidas, o diagnóstico pode ser algo mais grave.
A presença destes sintomas, além de alteração no hábito intestinal, aumentando a frequência de idas ao banheiro, pode indicar problemas no intestino grosso ao invés do ânus.
A sensação de evacuação incompleta também pode gerar preocupação e indicar a existência de uma lesão benigna ou maligna no reto. O termo médico para essa sensação de evacuação incompleta é tenesmo.
Se houver sangramento anal frequente acompanhado de ardor ou de outros sintomas, deve-se buscar atendimento médico de forma imediata, especialmente nos casos em que tiver sangramento vivo nas fezes e em pacientes com histórico de câncer de intestino na família.