Intestino preso, preguiçoso, prisão de ventre e constipação, esses termos fazem parte da sua rotina? Se sim, esse texto é para você. Apesar das variações, todos eles são considerados prisão de ventre, um transtorno caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar.
O intestino preguiçoso é provocado, principalmente, pelo consumo insuficiente de fibras, responsáveis por favorecer o trânsito intestinal. Estudos recentes estimam que a prevalência de constipação na população é aproximadamente 25%. É um problema mais comum em mulheres (37,2%) do que nos homens (10,2%).
Irritabilidade, mau humor, cansaço e dor de cabeça são os principais sintomas relatados por pacientes com intestino preguiçoso, além do inchaço e dor abdominal. A longo prazo, o intestino preso pode evoluir para o aparecimento de doenças mais graves como: doenças de pele, hemorroidas, enxaqueca, câncer de cólon, obesidade, depressão, hérnias e divertículos.
Por isso, não podemos considerar um transtorno comum. É preciso cuidado! E, nós sabemos que a alimentação influencia diretamente na consistência das fezes e no tempo que elas demoram a percorrer o intestino.
Alimentos para intestino preguiçoso
Além de investir em uma rotina mais leve e com atividade física frequente, da próxima vez que você estiver com problemas para ir ao banheiro, recorra à esses alimentos que podem ajudar o intestino preguiçoso:
- Aveia: a aveia e seus derivados são muito conhecidos por serem ricos em fibras. Ela estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.
- Feijão: assim como a aveia, o feijão é um alimento rico em fibras. Além disso, ele é rico em ferro e previne doenças como a anemia.
- Ameixa: rica em fibras solúveis (polpa) e insolúveis (casca), a ameixa melhora o trânsito das fezes porque aumenta a absorção de água durante a formação do bolo fecal. Além das fibras, a fruta ainda é rica em sorbitol, que também ajuda a amolecer as fezes e facilita no processo da evacuação.
- Mamão: famoso pelos pacientes que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.
- Milho: melhora o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e diminui as taxas de glicose no sangue.
- Água: isso mesmo! A água é fundamental para que o processo digestivo seja concluído com sucesso – não somente para o intestino, mas para todos os órgãos do nosso corpo.
Além disso, evite o consumo de cereais refinados (arroz branco polido, farinha de trigo refinada, fubá, semolina, maisena, polvilho).
Quer saber mais sobre o intestino preguiçoso? Agende uma consulta comigo, ficarei feliz em poder ajudar.