Eu sempre digo que quem sofre com a prisão de ventre deve prestar bastante atenção às atitudes diárias. Nossos hábitos estão diretamente relacionados com a solução ou o agravamento do problema.
Vejamos quais são os 5 erros mais comuns no do dia a dia quando o assunto é intestino preguiçoso.
1. Usar o banheiro como “espaço de leitura”
Ficar sentado por longos períodos no vaso sanitário pode causar doença hemorroidária e prolapso retal, entre outros problemas. Você pode ler para se distrair, mas nada de só levantar quando terminar o livro, ok?
2. Vida sedentária
A falta de exercícios reduz a movimentação peristáltica e torna mais lento o percurso do bolo fecal, causando ressecamento. A prática de qualquer esporte não só favorece o peristaltismo como reduzem o estresse, que é outro fator relacionado ao intestino preso.
3. Fibras em excesso
Não é só a falta de fibras que causa intestino preso. Seu excesso também leva ao problema, com aumento de gases e redução do ritmo intestinal, sobretudo se o consumo de água ao longo do dia for baixo.
4. Água em baixa
Beber pouca água é um péssimo hábito tanto para a saúde intestinal quanto para a saúde como um todo. A formação e o trânsito do bolo fecal dependem da hidratação do organismo. Água em baixa resulta em fezes duras, secas, com pouca motilidade, tornando o intestino cada vez mais preguiçoso.
5. Ausência de uma rotina intestinal
Respeite o ritmo do seu intestino. Deu vontade de evacuar? Vá ao banheiro. Segurar as fezes impede que o organismo crie uma rotina intestinal e funcione de forma equilibrada.
Você comete um ou mais desses erros? Quer ficar livre do intestino preguiçoso? Então, trate de mudar os hábitos já!