5 doenças que o exame de fezes pode revelar

5 doenças que o exame de fezes pode revelar

Anemia, doença de Crohn, câncer de cólon, câncer de intestino e verminoses, apenas para citar cinco doenças que o exame de fezes pode revelar. Mas também fazem parte da lista amiloidose, doença de Whipple, doença celíaca, fibrose cística, enterite, diverticulose, linfoma, doença hepatobiliar, doença pancreática, intolerância à lactose e até predisposição à hipertensão e diabetes. 

Muita coisa, né? Por isso, você terá que fazer um exame de fezes pelo menos alguma vez na vida. Um procedimento simples e acessível que pode revelar as mais diversas condições de saúde.

Ele é realizado a partir de uma pequena porção de fezes coletada pelo paciente. A partir dessa amostra, os especialistas do laboratório conseguem identificar possíveis microrganismos e outras anomalias que podem estar presentes. São cinco tipos de análises que nos ajudam, diariamente, a fazer diagnósticos e até a salvar vidas! 

 

Pesquisa de gordura fecal

A análise de gordura nas fezes é destinada para dosar a quantidade de gordura presente nas fezes, a fim de verificar se o resultado encontrado é preocupante ou normal. Assim, os resultados anormais podem ajudar a identificar a existência de doenças como:

  • Doença de Crohn;
  • Amiloidose;
  • Doença de Whipple;
  • Doença celíaca;
  • Fibrose cística;
  • Enterite;
  • Diverticulose;
  • Linfoma;
  • Doença hepatobiliar;
  • Doença pancreática;
  • Intolerância à lactose.

Exame parasitológico das fezes (EPF)

Esse exame é destinado para detectar a presença de vermes no intestino, assim como identifica os tipos de parasitoses intestinais. O teste identifica a ocorrência dos parasitas por meio de ovos nas fezes e apenas um único exame é suficiente para estabelecer o diagnóstico. Assim, cabe ao médico detectar se o verme encontrado é causador de doença ou não.

Alguns protozoários são inofensivos e não precisam de tratamento. Por isso, a indicação do exame parasitológico das fezes pode ser diferente para cada caso, mediante orientação médica e segundo as suspeitas clínicas. Além de identificar a presença do verme, o teste informa sobre o odor, consistência e a presença de sangue ou muco nas fezes.

Sangue oculto de fezes

A pesquisa de sangue oculto nas fezes serve para detectar a existência de sangue nas fezes, quando essa quantidade é invisível a olho nu e pode ser identificada apenas com análises de um laboratório. Esse exame é destinado a investigar anemia de causas não conhecidas e também auxiliar no diagnóstico do câncer de cólon e câncer de intestino. As hemorragias no sistema digestivo também podem ser identificadas no exame de sangue oculto de fezes.

Exame de microbiota intestinal

O exame de microbiota intestinal é importante para avaliar o funcionamento e características de todas as bactérias presentes no intestino. A microbiota intestinal também pode verificar predisposições para problemas crônicos, como hipertensão e diabetes.

Coprocultura

A coprocultura é um exame destinado a identificar os microrganismos causadores de infecções e doenças. A amostra é colhida no próprio laboratório, onde a análise identifica a presença de bactérias. O resultado da coprocultura pode ser negativo e indicar que não há a presença de um organismo estranho nas fezes, como pode demonstrar o microrganismo causador da doença ou da infecção.